assinar: Posts | Comentários | Email

Como alterar o template de um blog já existente

8 comentários

Postado por Info-Macross em 19/jan/2010 na categoria Templates

Como disse na semana passada, estou preparando um novo template para o blog. E alterar um tema de um blog que já está no ar é bem diferente do que simplesmente escolher um template para um novo blog, principalmente pelo fato de você já estar a usar um layout há tempos e já saber os prós e contras desse layout.

Vou colocar aqui uma breve lista do que estou fazendo para poder alterar a cara do blog, alguns itens foram rápidos de ser resolvidos, outros entretanto, estão demorando mais, por isso a demora do lançamento do novo Info-Macross.

Novas funcionalidades

Esse item eu estou pensando desde o ano passado, muito antes mesmo de pensar em escolher um novo template. Como já estou a mais de um ano com este blog, vi que faltavam algumas coisas que a meu ver são essenciais e o tema atual do blog não provê. Como por exemplo poder ter respostas aos comentários e ter os trackbacks e pingbacks separados dos comentários normais. Não vou dizer quais são todas as novas funcionalidades, mas acho que essas são essenciais para qualquer blog, e o meu ainda não tem.

A escolha do template

Depois de ter em mente todas as funcionalidades que queria disponibilizar em meu novo layout, fica mais fácil escolher o novo tema. Pois se quer um espaço para publicidade, procure um que já tenha esse espaço definido, se quer certos widgets, veja se o template escolhido lhe provê esses widgets, a maioria são instalados através de plugins. Tanto faz se o template for free ou pago, mas os pagos tem as vantagens de você quase não ou nem precisar mexer em código algum, já que praticamente todas as configurações são feitas através do painel do wordpress.

A adaptação/configuração do template

Mesmo que o template escolhido permita ser configurado pelo painel, será preciso escolher as opções desejadas e testar até que fique a seu contento. Eu faço isso instalando o novo tema no backup do blog que tenho na minha máquina local, isso evita inúmeros problemas, já que só depois de tudo testado que irá colocar no blog verdadeiro o novo tema.

Anotar as alterações

Algumas alterações feitas na máquina local terão que ser feitas novamente quando alterar o template do blog no ar. No meu caso, serão criadas novas páginas e desativadas algumas outras. Também alterei meu blogroll, e inúmeras imagens que aparecerão no novo blog. Por isso é importante anotar todas as modificações feitas no painel, para que quando subir seu novo visual ele fique idêntico ao que você tiver na máquina. Isso inclui anotar as imagens criadas, arquivos alterados, configurações gerais do wordpress e do template, e também novas páginas criadas. Tendo isso anotado ficará muito mais fácil e rápido as modificações a serem feitas.

Testar em diversos navegadores

A parte que acho mais chata é testar no internet explorer. Eu uso o Chrome. Eu gosto do Chrome. Quando vou testar no Firefox sempre está tudo a mil maravilhas, agora, quando chega a hora de testar no IE, por favor, que desgraça! Mas é bom testar para que seus leitores que ainda usam o IE não sejam prejudicados com um visual torto e fora do lugar.

Torcer para que dê certo

Esse sem dúvida é um item essencial! :-) Espero que quando subir o novo layout do blog tudo fique a contento e dê certo. No mais é esperar o feedback dos leitores para dizerem possíveis problemas.

Acredito que na semana que vem conseguirei colocar no ar o novo tema do blog. Ainda faltam alguns (muitos) ajustes.

Um abraço e até a próxima!

Acompanhe o Blog!

Rss Feed
Rss Feed por e-mail
Twitter
  1. Boa atitude é de dar um aspecto mais profissional ao nosso blog…eu já investi em templates e está na altura de investir em mais outro assunto que me falta.

    Cumprimentos

    • Info-Macross disse:

      @Soares: Olá!
      Com certeza é o que eu quero, um aspecto mais profissional, mas nem tanto.
      Espero mesmo que valha a pena!
      Um abraço!

  2. Olá, Sandra!

    Vou aproveitar este artigo para elogiar o ótimo trabalho que você fez no visual do Info Macross! Uau!!! Ficou mesmo ótimo!

    Ficou mais leve e agradável para ser lido. Está mesmo de parabéns pelo novo template!

    Um abraço e muito sucesso com o “novo Info Macross”!

    • Info-Macross disse:

      @Adelson (Gerenciando Blog): Olá Adelson!
      Que bom que gostou!
      Não sabe o trabalho que deu!
      Na terça vou falar das novas funcionalidades!
      Ah, e você já é parceiro!!
      Um abraço!

  3. vamos lá ver se consigo…
    Último post de Merda’s de Casa! blog Crush – DVDRip 2010 My ComLuv Profile

  4. Olá Sandra,
    O teu blog ficou realmente fantástico. Está leve e muito arrumadinho.
    Adorei!

    Eu já estou farto do template do meu blog, mas cada vez que o tento alterar, fico sempre desiludido com o resultado e volto a colocar o anterior (que é o actual).

    Um abraço
    Último post de Miguel blog Filme “Louca por Compras” My ComLuv Profile

    • Info-Macross disse:

      @Miguel: Pois é Miguel!
      Foi mais de um mês para chegar a esse resultado, nunca estava satisfeita!!
      Mas consegui!! Parece que ficou bom!
      Um abraço!

  5. heloisa disse:

    Nossa encontrei seu blog por acaso tbm achei um outro blog mais esse era pra divulgação
    se puder entra la e da uma olhadinha eu to seguindo la segui tbm!!!

Trackbacks/Pingbacks

  1. totalnews.com.br - Como alterar o template de um blog já existente | Info - Macross... Alguns itens essenciais ao pensar em trocar o ...
  2. Como instalar um tema no Wordpress - para iniciantes | Temas Wordpress - [...] de trocar o tema de um blog que já está publicado sugiro que leia o artigo Como alterar o ...