assinar: Posts | Comentários | Email

Organize o painel de seu Analytics

5 comentários

Postado por Info-Macross em 24/nov/2009 na categoria Google

Depois de ter falado um pouco sobre os termos utilizados no Google Analytics, hoje vou falar sobre como organizar seu painel para ter a visualização rápida dos relatórios que você mais utiliza. O painel é a entrada de seu Analytics onde pode ver os resumos dos relatórios que mais utiliza.

Mostrando o que é importante no Painel

Quando inserimos um novo site para ser monitorado pelo Google Analytics, a sua nova conta mostrará os relatórios padrão que são: o relatório que mostra as localidades que seus visitantes estão, que não adianta de nada aqui no Brasil pois os endereços de IP’s estão todos errados, um gráfico mostrando de quais fontes de tráfego vieram seus visitantes, como mecanismos de busca e tráfego direto e também um relatório de quais os conteúdos mais visitados, por nome de página e não título. Isso é o padrão.

Mas nós podemos melhorar isso para que mostre apenas os relatórios que mais usamos. Por exemplo, já de cara mostrar quais são as fontes de tráfego que mais trazem tráfego ou então mostrar o conteúdo mais visitado pelo título do post e não pelo endereço.  Tudo isso ajuda a visualizar melhor os dados e também a não gastarmos tanto tempo visualizando os relatórios um por um. Veja no exemplo abaixo o que podemos visualizar já na entrada do Analytics para facilitar nossa vida:

Para fazer esse tipo de modificação é bem fácil, basta selecionar o relatório que quer que apareça, visualizar ele, (para selecionar basta escolher qual relatório que quer no menu a esquerda), e bem acima do relatório, terá as seguintes informações:

Quando escolher “Add to Dashboard” ou algo como “Adicionar ao Painel” se seu Analytics estiver em português, ele vai incluir esse relatório no seu Dashboard ou Painel. Quando voltar ao painel, poderá remover os outros relatórios que não queira mais que apareçam, para isso é só clicar  no ‘X’ que tem bem a direita do nome do relatório, na linha cinza.

Pode-se ainda clicar e arrastar o relatório para um melhor lugar, para isso clique na linha cinza do nome do relatório e arraste.

Só para quem quiser colocar seu Google Analytics em português, pode ir até o menu settings e configurar, no artigo Usar o Analytics em português, do blog Ferramentas Blog você pode ver o passo a passo de como fazer, eu particularmente prefiro o meu em inglês mesmo, por isso não uso em português.

No próximo artigo sobre o Google Analytics falarei sobre a exportação dos relatórios e o envio deles por e-mail.

Um abraço e até lá!

Acompanhe o Blog!

Rss Feed
Rss Feed por e-mail
Twitter
  1. Olá Sandra,

    Essa é uma dica útil para muitas pessoas que ainda se estão a ambientar com o Analytics.
    Eu também uso o meu analytics em inglês, e já estou tão habituado que se fosse mudar acho que me perdia :)

    Abraço,
    JR
    Joao Rodrigues´s last blog ..Rankings do Google Para 2010 – Novo Factor My ComLuv Profile

    • Info-Macross disse:

      @Joao Rodrigues: Olá João!
      Eu também, em inglês fica bem melhor!
      Essa é uma dica simples, mas a maioria não sabe que pode organizar seu painel.
      Um abraço!

      @Adelson (Gerenciando Blog): Olá Adelson!
      Economizar tempo é importante sim! Se podemos em uma página já ver tudo o que me interessa vamos economizar bastante tempo sim!
      Um abraço!

      @PcSaudavel.com: Olá Roberto!
      Obrigada pela visita!
      Um abraço!

  2. Olá, Sandra!

    Mais uma ótima dica sobre o Google Analytics. Já uso a ferramenta há tanto tempo e nunca alterei as visões do painel inicial. A conseqüência é que sempre preciso navegar por mais uma ou duas telas para conseguir todas as informações que eu poderia ter já ao entrar nela.

    Seu artigo é mais um incentivo para eu criar vergonha e configurar isso já. Afinal, todo tempo economizado é precioso.

    Um abraço!
    Adelson (Gerenciando Blog)´s last blog ..Por que os Blogs Morrem? My ComLuv Profile

  3. Sandra

    Excelente dica, Parabéns.

    Um Abraço
    Roberto
    PcSaudavel.com´s last blog ..Google Chrome OS 7 segundos para iniciar My ComLuv Profile

  4. Essa ferramenta gera confusão até nos mais experientes, valeu pela dica!