assinar: Posts | Comentários | Email

Como criar um blog: Article Marketing (Parte 12)

8 comentários

Postado por Info-Macross em 21/mai/2010 na categoria Criar um Blog

article marketingContinuando nossa série de como criar um blog, hoje vou falar de Diretórios de Artigos, uma etapa importante para a divulgação de seu blog.

Muito tem-se falado de Article Marketing, ou divulgação em diretórios de artigos, e se você criou seu novo blog e quer que ele consiga melhorar as posições nas pesquisas dos mecanismos de busca, essa é uma tática de extrema importância, que pode ajudar em muito, principalmente a longo prazo.

O que é Article Marketing?

Fazer divulgação em diretórios de artigos implica em escolher um site que tenha esse serviço, escrever um artigo e publicá-lo lá. O que acontece é que, além de divulgar seu blog, isso ajuda a construir seu link building. O bom que a longo prazo essa técnica continuará a funcionar, já que o artigo que você escreveu ainda estará lá, sendo um link permanente para seu blog e trazendo mais visitas.

Quais as vantagens?

Os artigos publicados nesses diretórios tem a vantagem de poderem ter links follow, e isso é muito bom principalmente pelo fato de esses sites terem alto PageRank. Além disso, como disse acima, os artigos e seus links sempre estarão lá apontando para seu blog, e isso ajuda no seu PageRank também. A longo prazo começará a notar que surgirão visitas vindas desses sites no seu blog, principalmente se o artigo escrito for de alta qualidade e impacto. Também é possível fazer sua promoção pessoal, através da resource box, que é a caixa de dados do autor. Outra vantagem é que todos os artigos escritos nesses diretórios são free, ou seja, qualquer um pode copiar e publicar em qualquer site ou blog, mas, desde que seja mantida a integridade do artigo, com todos os links e principalmente a resource box, isso significa mais links naturais para seu blog.

Como escrever um artigo para esses diretórios?

É muito simples: basta escrever um artigo de determinado tamanho mínimo, cada diretório tem suas próprias regras, criar uma conta, entrar na página de autores, e colocá-lo na fila para a aprovação. Todos os artigos são verificados antes de serem aprovados, mas é bem fácil conseguir aprovação, basta não escrever nada impróprio, dependendo do site leva até uma semana para um artigo ser aprovado. Depois de escrito, deve preencher a caixa ’sobre o autor’ e é aí que terá o link para seu blog, prefira escrever na terceira pessoa, e dê uma breve descrição de quem é o autor e onde ele escreve (no seu blog claro!).

É preciso gastar um pouco de tempo

Escrever para fazer article marketing leva tempo, vou explicar porque: o artigo escrito lá deve ser original, não adianta copiar um artigo já publicado no seu blog, pois será considerado conteúdo duplicado, também não adianta escrever um artigo para um diretório e depois copiar o mesmo para outros, os artigos TEM que ser diferentes! Nem que sejam ligeiramente diferentes, mas precisa ser! Acho até que pode nem ser aprovado. Por isso que leva tempo. Mas os retornos são certos e vale a pena. É uma das melhores formas de conseguir links follow de graça para seu blog, mas sim, sem esforço ninguém consegue nada, até porque nada cai do céu.

Os melhores diretórios em Português

É claro que, como sempre, os melhores sites desse tipo são em inglês, mas, já existem os em português, e como isso é relativamente novo, devem crescer muito ainda. Abaixo estão os que eu conheço, com relativos PageRanks, lembre-se que quanto maior o PageRank que terá um link para seu novo blog melhor.

Vale lembrar que a maioria das pessoas não sabe utilizar corretamente essa magnífica ferramenta, ou seja, não colocam sequer seu nome e link na resource box, e preencher essa caixa que é o mais importante de tudo. É nela que seu link aparecerá e na maioria das vezes é nela que os links são follow e não no corpo do artigo. Mas por isso mesmo coloque no máximo dois ou três links na sua caixa sobre o autor, mas nunca deixe de preenchê-la! Este é o segredo!

Agora só falta começar! Cadastre-se nos sites, escreva seus artigos e saia construindo seus links e ganhando notoriedade pelo seu trabalho! Você já utiliza essa técnica de divulgação?! Quais diretórios usa? Deixe sua opinião!

Um abraço e até a próxima!

Para ler os outros artigos dessa série, entre na página de Como Criar um Blog.

Acompanhe o Blog!

Rss Feed
Rss Feed por e-mail
Twitter
  1. Olá, Sandra!

    Está aí algo em que eu nunca investi meu tempo. Até já tinha passado por alguns sites de artigos, mas nunca escrevi para eles.

    Gostei da sua visão sobre o assunto. Parece mesmo uma forma interessante de divulgação. Vou testar sua sugestão.

    Um abraço!

    • Info-Macross disse:

      @Adelson (Gerenciando Blog): Olá Adelson!
      Está fazendo uma imensa diferença para mim, posso te dizer que vale a pena, principalmente a médio e longo prazos.
      Um abraço!

  2. Olá Sandra,
    Este é sem dúvida, um excelente método para obter tráfego gratuito, além de que ao publicar artigos nestes directórios, está a construir uma imagem de referência nesse tema.
    Para maximizar o retorno e obter mais tráfego proveniente de artigos, o “truque” é publicar artigos com qualidade e com conteúdo verdadeiramente relevante. (além do aspecto da optimização, claro)

    Abraço,
    JR
    Último post de Joao Rodrigues blog Como Analisar a Sua Concorrência – Plano de Marketing Digital My ComLuv Profile

    • Info-Macross disse:

      @Joao Rodrigues: Olá Joao!
      Sim, conteúdo relevante e único são muito importantes!
      É preciso escrever artigos apenas para isso, mas que depois verá o resultado!
      Um abraço!

  3. Olá Sandra!
    Já aproveitei a um bom tempo atrás e fiz um artigo para um site desses,mais não lembro qual!!rsrs
    O problema é criar um artigo só para estes sites,mais nada que dedicação e força de vontade não ajude para escrever algo relevante.
    Tem um site parecido “Osabetudo” em que você posta um artigo e ainda pode colocar seu pub do adsense e ganhar com os cliques…
    Vou começar a pensar em colocar algum tempo para estas dicas.

    Abraços!
    Último post de Rafael Avelino blog 4 formas de ganhar em euros com seu blog My ComLuv Profile

    • Info-Macross disse:

      @Rafael Avelino: Olá Rafael!
      O que você pode fazer é se basear em algum artigo que já escreveu em seu blog, e até linkar para ele!
      Não conheço o site que indicou, mas vou dar uma olhada!
      Um abraço!

  4. Olá Sandra,

    Uma ótima dica, que vou procurar seguir nos próximos meses (assim que normalizar a frequência de publicações no meu blog).

    Eu gosto muito de escrever, e seria uma grande oportunidade publicar um artigo num dos sites indicados, porém, é necessário um pouco mais de dedicação para escrever lá – a falta de tempo ainda é o maior obstáculo.

    Abraços.
    Último post de Iúri blog Amizades Virtuais Podem Ser Amizades Reais? My ComLuv Profile