assinar: Posts | Comentários | Email

O meus posts são originais e os seus?!

31 comentários

Postado por Info-Macross em 26/abr/2010 na categoria Blogando...

Hoje vou escrever aqui um artigo um pouco diferente do que já escrevi até agora. Na verdade quero mesmo é a participação dos leitores a respeito do assunto, gostaria que deixassem sua opinião, suas experiências a respeito e também o que acharam do post. Espero que dê certo e que todos gostem.

Ultimamente tenho notado uma discussão na blogosfera a respeito de cópias de artigos e plágio em si. Nada que não se tenha dito ainda, até mesmo como eu já falei algumas vezes aqui no blog. Porém hoje quero expressar a minha opinião a respeito. Tudo o que eu escrevo aqui no blog é 100% de minha autoria, só para deixar claro. Não, não é de mim que estão falando, mesmo porque não teriam motivos, mas acho pertinente dizer que tudo o que vocês lêem aqui no Info-Macross é resultado de meu trabalho.

Seja OriginalÉ lógico que as vezes todos nós podemos acabar escrevendo sobre coisas que outras pessoas já tenham falado, isso é óbvio, não é possível ser totalmente original em relação a qualquer coisa, por isso as vezes entramos em um blog e lemos um post sobre um assunto, e depois vamos para outros e lemos algo muito parecido, porém com pontos de vista diferentes, mais informações ou opiniões a respeito do mesmo assunto, isso é absolutamente normal.

Eu inclusive sou totalmente a favor de citar em meus artigos posts de outros blogs, principalmente pelo fato de prestigiar meus leitores com opiniões ou informações diferentes das minhas. Não há porque eu escrever alguma coisa muito parecida com o que li em outro lugar, chega uma hora que meus leitores irão descobrir e de fato irão migrar para o blog do qual me baseei, e deixar o meu de lado, não é mesmo? Por isso, quando acho que um post é realmente bom eu cito ele aqui, seja dentro de um artigo, ou seja nos melhores do mês, que serve justamente para isso. Se por acaso eu leio algo que acho excepcional e que também deve ser falado aqui então eu acrescento informações sobre o assunto, nem que seja a minha opinião a respeito e cito o artigo, como fiz com o artigo recente que falei sobre o DropBox. Isso é ética e senso de companheirismo, o qual precisamos cultivar aqui na blogosfera (e de preferência fora dela também!).

Mas, falei tanto até agora para chegar a um ponto: sobre traduções de artigos. Imagine a seguinte situação: quando Tolkien escreveu seus fabulosos livros, os quais eu amo de paixão, será que ele pensou que seus livros seriam traduzidos para tantas línguas? Mas será que pelas cópias estarem traduzidas ele perdeu o direito sobre o livro? Ou sua família deixou de receber os lucros sobre as versões traduzidas das obras? É claro que não. Independentemente de para qual língua suas obras foram traduzidas, ele continuou sendo o autor, e sua família continua recebendo os lucros das vendas, e filmes e seja lá o que quiserem fazer com os textos, é preciso primeiro uma autorização deles, não é mesmo?

Pois é, e então o que você me diz de traduções literais de artigos escritos em outras línguas? E o que acha quando as fontes não são citadas? Sente-se enganado? Não vou citar nomes, o que quero saber é a sua mais sincera opinião. A discussão está aberta! Participe!

Acompanhe o Blog!

Rss Feed
Rss Feed por e-mail
Twitter
  1. Assino por baixo, é tudo verdade. E claro que os meus posts são originais também.

    E quem disser que nunca se lembrou que copiar não é correcto, seja em que língua for, está a dizer isso só porque foi apanhado e a continuar a tentar enganar-nos.
    Último post de Web Milionário blog By: A fórmula secreta para o sucesso | diggBlog My ComLuv Profile

    • Info-Macross disse:

      @Web Milionário: Olá WM!
      Obrigada pela participação, não sei porque cargas d’água seus comentários vão para a aprovação…
      Pois é, concordo contigo….
      Um abraço!

  2. A tradução literal é efetivamente uma forma de plágio, isto é ponto assente. Os webmasters com alguma experiência sabem muito bem o que é o plágio e o seu enquadramento legal, o que significa que se algum deles comete este crime, está perfeitamente consciente do que está a fazer. Não vou ser um falso moralista, apesar do plágio ser sempre igual, existem situações e SITUAÇÕES. Ou seja, uma situação de um ocasional artigo copiado não é tão grave como 15 ou 20 artigos copiados, porque no segundo caso temos uma recorrência ao ato criminoso e sim, o plágio é um crime, pode não ser o maior do mundo mas continua sendo um crime.

    Cumprimentos
    Último post de Jerson Wanderley blog 10 Lições Que Podemos Aprender Com A Banda Desenhada My ComLuv Profile

  3. das poucas vezes que traduzi o artigo de alguém para Português, pedi sempre autorização ao autor, e dei os devidos créditos.

    é pena ver pessoas enriquecerem sem terem o trabalho de ser originais :\
    Último post de Dav7 blog Completa a oferta da FreebieJeebies que eu pago My ComLuv Profile

    • Info-Macross disse:

      @Dav7: Todos deveriam agir assim, pedir autorização e dar os créditos é muito importante, eu gosto muito quando fazem isso com meus posts, é muito bom ser uma referência, né? E é muito ruim quando descobrimos que simplesmente nos copiaram…
      Um abraço!

  4. Oi Sandra!
    Neste caso, entendo que original seja escrever um texto com suas próprias palavras.
    Existe uma forma original de escrever um artigo, mesmo que em outra língua: é através da intertextualização. Fazendo uma apresentação, uma resenha, análise ou crítica, sempre citando todas as fontes que serviram de base!
    Parabéns pelo artigo!
    Último post de Anderson – Magazine blog Você já conhece o site Minilua? My ComLuv Profile

    • Info-Macross disse:

      @Anderson – Magazine: Olá Anderson!
      Falou e disse!
      “sempre citando todas as fontes que serviram de base”
      Um abraço!

  5. Pode-se sempre citar o autor sem lhe roubar a autoria do que disse ou escreveu.
    Aliás há estudos fantásticos sobre autores super complicados que só ajudam a entendê-los. Estas pessoas têm todo o mérito com tais estudos, porque ajudam a um melhor entendimento do ORIGINAL.
    Citar, fazer um trabalho sobre o autor A ou B é uma coisa, plagiar é outra.
    É o mesmo que roubar.
    Roubar é crime!!!
    Abraços
    Último post de antonio pereira blog Burro em extinção My ComLuv Profile

    • Info-Macross disse:

      @antonio pereira: Olá Antonio!
      De acordo!
      Obrigada pela participação!
      Um abraço!

  6. Olá, Sandra!

    Novamente, o assunto “plágio” volta a aparecer. Essa parece ser uma praga sem fim, não?

    Concordo com os demais comentários: a tradução de um artigo sem citação da fonte é plágio. Além de ser crime, é totalmente anti-ético. Uma saída elegante, como você diz em seu texto, é escreve um artigo sobre o assunto, citando a fonte original. Eu mesmo já fiz isso diversas vezes. Isso sim é válido, pois complementa-se o artigo original e divulga-se o trabalho do autor.

    Um abraço!
    Último post de Adelson (Gerenciando Blog) blog Como Editar Imagens para seu Blog My ComLuv Profile

    • Info-Macross disse:

      @Adelson (Gerenciando Blog):
      Concordo plenamente contigo Adelson!
      Todos deveriam fazer assim.
      Acho que honestidade é uma virtude.
      Um abraço!

  7. Olá Sandra,

    Como você disse e bem, é muito natural que hajam assuntos comuns e tópicos semelhantes, etc.
    O que não é natural é copiar um artigo na integra e não respeitar o autor.
    Prefiro publicar pouco, mas publicar qualidade e originalidade.
    Até porque, quem tem cabeça, tem sempre algo a dizer. Até pode ir buscar uma ideia a alguém, mas tem sempre algo a acrescentar, mudar, enriquecer, etc, e isso, origina a criação de algo novo e diferente.

    Abraço,
    JR
    Último post de Joao Rodrigues blog Como Fazer um Plano de Marketing Digital My ComLuv Profile

    • Info-Macross disse:

      @Joao Rodrigues: Olá João!
      Concordo plenamente contigo, ao se inspirar em algo normalmente temos novas idéias, opiniões.
      Copiar na cara dura é feio, como disse, não tem cabeça. Rs…
      Um abraço!

  8. Realmente esta é uma questão que está a gerar muita polémica e muita discussão em foruns e blogs, que costumo visitar e participar.

    Da minha parte apenas posso dizer que tudo o que escrevo no meu blog é totalmente original.
    Último post de Carlos blog Netaffiliation: Ganhe dinheiro com o seu blog em português My ComLuv Profile

    • Info-Macross disse:

      @Carlos: Olá Carlos!
      Está gerando muita polêmica mesmo….
      Que bom que também faz posts originais…
      Um abraço!

  9. Olá Sandra, tudo bem?

    Achei ótima a postagem e fico super dividido e poder responder corretamente. Veja minha situação, bog de filmes.
    Para cada postagem, procuro a imagem na web, seria plagiar?
    Para a sinospe, vou no IMDB buscar o “oficial”, seria plagiar?
    Aí vem a sinopse. Tanto no IMDB, como em outros blog’s oficiais ou não, a sinopse é a mesma e tem que ser. O assunto é o mesmo.
    Dos link’s, baixo eles e depois subo para um outro provedor. É plagiar?

    Publico muitas notícias no diHITT e sempre que as faço, coloco o link original e informo de onde veio. Tanto é que começo os títulos das postagens lá com o texto “Repassando…”.
    Tô ferado, é plagio também rsss?

    Ah! Se eu repassar essa postagem sua no diHITT colocando o link seu e mais identidificando como sendo seu, estaria plagiando ou
    propagando o conhecimento/cultura?

    Delicado o assunto né?

    Bjs e parabéns mais uma vez pelo blog e material.
    Último post de Luis (redkako) blog Dark Lurking, The (2010) My ComLuv Profile

    • Info-Macross disse:

      @Luis (redkako): Olá Luis!
      Pois é, imagens também tem direito de autor.
      Mas se você disse que a sinopse tem de ser igual, então acho que é apenas copiar alguma coisa para divulgar, você coloca os links originais?
      Quanto ao dihitt não é publicar notícias, nesse tipo de rede você pode indicar notícias de outros blogs que gostou sem problemas, está apenas indicando e não copiando, se fizesse isso no seu blog aí seria outra coisa, mas desde que coloque o link original é uma forma de divulgação.
      É complicado esse negócio mesmo, deveríamos criar um estatuto, simplificado do que devemos ou não fazer.
      Obrigada pela sua participação!
      Um abraço!

      • Oi novamente.

        Então, como saber se o link da foto é original? O que faço é pesquisar na web a foto, baixo ela e subo novamente armazenando dentro do blog. E, já pensou uma sinopse de cada jeito? Perderíamos o tempo todo lendo elas e não assistiríamos o filme rsss! Pelo menos nisso, os blogueiros de filmes se alinharam indiretamente, todos colocam a mesma :)

        Você deu a idéia e é muito boa, porque não lança ela no blog e dá andamento?!?!

        Abs
        Grato pelo retorno
        Último post de Luis (redkako) blog Dark Lurking, The (2010) My ComLuv Profile

        • Info-Macross disse:

          @Luis (redkako): Olá Luis!
          Que bom que os blogueiros de filmes fazem tudo igual, ia ser sacanagem mesmo, íamos acabar sabendo o filme inteiro só lendo um pouco em cada lugar!
          Acho que não tenho cacife para lançar um estatuto, definitivamente direito não é minha área, mas se alguém estiver interessado estou a disposição!
          Um abraço!

  10. Olá Sandra!

    Vale ressaltar que tradução não é cópia. É virtualmente impossível fazer uma tradução 100% fiel ao original. As palavras têm seus significados vinculados às culturas a que pertencem. Por essa razão a transposição perfeita de um idioma para outro não é possível. Sempre há algo que falta ou sobra. Isso fica especialmente claro com textos literários, onde costumam haver muitas metáforas.

    Outra, copiar não é necessariamente plagiar, embora o plágio seja uma forma de cópia. Como você disse, não dá ser 100% original, logo sempre copiaremos algo em alguma medida. Isso é legítimo e faz parte do processo criativo. Plagiar, na verdade, é uma apenas questão do quanto copiamos.

    Também é importante lembrar que é ilegal reutilizarmos o texto de outra pessoa mesmo com as devidas referências sem que haja a autorização expressa do autor. O mesmo vale para imagens.

    Estando a reprodução autorizada, dar os devidos créditos além de ser obrigatório é o mínimo da ética. O problema e que na Internet nem sempre encontramos os donos das coisas. Percebo isso especialmente com imagens. Evito material desse tipo, mas às vezes fica complicado desistir daquela figura perfeita para ilustrar nossos artigos. :-)

    Abraços

    P.S.: Indo nessa linha sugiro que você também escreva um artigo sobre o Creative Commons.
    Último post de Gutto blog TwitterClaims avisa quando aquele username estiver disponível no Twitter My ComLuv Profile

    • Info-Macross disse:

      @Gutto: Sim Gutto, tradução 100% fiel é impossível. Mas pense na situação de alguém achar um livro bom em inglês, traduzi-lo e colocá-lo como se fosse ele quem inventou. Não seria plágio, lógico que as palavras não seriam as mesmas, mas a história, o contexto, a situação é a mesma. Isso considero plágio, cópia. OUtra coisa seria alguém gostar deste mesmo livro, entrar em contato com o autor, dizer que vai traduzi-lo e publica-lo em outra língua e passar uma porcentagem dos lucros para o verdadeiro autor, justo não? Afinal quem teve a idéia foi o autor e não quem traduziu….
      Concordo contigo, que mesmo autorizado, dar os créditos é ético, ou pelo menos um agradecimento.
      Com imagens realmente é complicado também. Muitas tem direitos autorais, outras não. E parece que na internet não tem lei, mas tem, sei que as vezes encontramos a imagem ideal e a copiamos para nosso blog, mas se pudermos deveríamos colocar os créditos do autor, embora as vezes nem conseguimos identificar quem é o autor, já que existem inúmeras cópias.
      Vou estudar mais sobre a Creative Commons, obrigada pela idéia.
      Um abraço!

  11. olá Sandra

    A originalidade é o que faz a diferença mesmo, mas o que é ser original? é escrever sobre o que ninguém escreveu ou escrever de forma autêntica sobre tudo? penso eu que ainda que haja assuntos em comum, cada tema será abordado de maneira distinta por cada um, afinal o que faz o texto não ser igual são nossas vivências e opiniões e sim cada um tem as suas que são sempre diferentes dos demais.

    No caso de metablog é mais complicado ter tema exclusivos, mesmo assim acho que vale a pena abordar o assunto que outros abordam porque de repente você pode apresentar uma ferramenta de modo mais fácil do que em outros blogs, o que acaba melhorando o uso daquela ferramenta e dando mais condição de outras pessoas usarem, por isso acho válido, várias vezes ocorreu comigo, tenho uma lista de metablogs que sempre consulto, o seu eu descobri faz pouco tempo através do iúri do Simples assim e estou gostando muito.

    Quanto a citação e referência de outros blogs sou extremamente favorável e venho batendo nessa tecla sempre que posso, tanto no meu blog “escritos ideológicos”quando no outro que participo “dicas variadas na web”, estas minhas ideias estão indicadas nos seguintes textos:

    http://escritosideologicos.blogspot.com/2010/04/blog-e-interacao.html

    http://engatiando.blogspot.com/2010/04/linkar-so-si-proprio-e-auto-promocao-ou.html

    http://engatiando.blogspot.com/2010/04/aprenda-citar-textos-de-outros-blogs.html

    é isso, um abraço

    • Info-Macross disse:

      @Ana Karenina: Olá Ana!
      Ser original é realmente difícil, parece que já inventaram tudo o que poderia ser inventado, não sobrando muito para nós, meros mortais. Porém cada opinião, baseada em seus próprios pensamentos e vivências, mostrando seu ponto de vista, tende a ser original, a não ser que seja um ‘maria-vai-com-as-outras’ e não tenha opinião formada….
      No nosso caso de metablogs é mais complicado mesmo, tudo já foi dito, é muito difícil ser o primeiro em qualquer coisa, por isso prezo por minhas opiniões, essas são minhas e de mais ninguém, se quiserem concordar ou discordar, fiquem a vontade, mas a opinião é minha, e por isso é original.
      Gostei de seu artigo sobre plágio.
      Um abraço!

  12. Olá Sandra,

    Mais uma ótima reflexão!
    Para mim o exemplo dado sobre os livros de Tolkien foi perfeita: um autor escreveu um belíssimo livro em uma língua estrangeira. Quem traduzir sem dar os devidos créditos está plagiando, não tem outra interpretação. É apropriação indevida!

    Resumo, acredito que os plagiadores fazem isso porque querem reconhecimento sem esforço. Em tempo: o conteúdo do meu blog é sempre original. E caso faça referência a algum texto, sempre haverá a referência.

    Um abraço.
    Último post de Iúri blog Não Tome Decisões em Momentos de Raiva My ComLuv Profile

    • Info-Macross disse:

      @Iúri: Olá Iúri!
      Apropriação indevida: falou tudo!
      Parece sim que querem fama sem esforço algum, não que traduzir não dê trabalho, porém escrever com suas próprias palavras dá muito mais…
      Fazer referência é sempre muito inportante!
      Um abraço!

  13. Olá Sandra,
    Também posso dizer com muito orgulho que os meus posts são originais! :)

    Mas fico na dúvida em relação às imagens!!! Será que estou a cometer um crime ao procurar uma imagem no google images, dar-lhe uns retoques, redimensioná-la e usá-la num post?
    Também tenho muitas imagens originais e não me importaria que outros as usassem mesmo sem me pedirem autorização. Entendo as imagens como algo a partilhar… mas talvez esteja errado!
    Último post de Miguel blog FreebieJeebies – Ganhe excelentes prémios sem sorteio My ComLuv Profile

    • Info-Macross disse:

      @Miguel: Olá Miguel!
      Pois é, o problema das imagens é complicado, sei que muitas devem ter direitos autorais, mas tantas outras não, e isso não quer dizer que o autor vai gostar de tê-las copiado sem citarem a fonte.
      Também acho que as imagens são para compartilhar, exceto, lógico, fotografias profissionais e tal, ou seja o ganha pão da pessoa ou seu hobbie, essas coisas.
      Uso muitas imagens tiradas de outros sites, caso alguém venha a reclamar os direitos, prontamente colocarei links ou retirarei a imagem. Mas as vezes não sabemos nem quem é o autor verdadeiro, como já disse em outra resposta…
      Um abraço!

  14. Concordo totalmente.

    Uso muitos blogs para inspiração e formação pessoal, mas nunca como fonte para os meus artigos.

    Os meus artigos devem sempre reflectir além do mais a minha experiência. Se os mesmos fossem cópia de algum lado não trazia nenhuma mais valia aos meus leitores. Para isso seria apenas necessário recomendá-los para os blogs que eu gosto.

    Caso haja necessidade de fazer traduções, só após aprovação do autor original, mas será sempre não fazer isso. Acho preferível linkar para o outro blog, e acrescentar as opiniões sobre o assunto.
    Último post de Bernardino Lima blog Grátis – 10GB online com o Dropbox My ComLuv Profile

    • Info-Macross disse:

      @Bernardino Lima: Olá Bernardino!
      Concordo contigo, se não passar a sua experiência em seus artigos não terá valia nenhuma para seus leitores, se passar as experiências de outros pior ainda, ainda mais se disser que foram suas, uma hora as pessoas irão descobrir né?
      Linkar para o outro blog e acrescentar a sua opinião é o melhor a fazer sempre…
      Um abraço!

Deixe um Comentário

CommentLuv Enabled