assinar: Posts | Comentários | Email

O dilema da moderação de comentários

17 comentários

Postado por Info-Macross em 15/out/2009 na categoria Blogando...

É com imensa satisfação que publico aqui no Info-Macross um guest post do meu colega Adelson Smania, do blog Gerenciando Blog. Eu sou fã do Gerenciando Blog há muito tempo, pois além de o Adelson escrever muito bem seus artigos, estes são interessantes e abordam diversos assuntos relacionados a blogosfera e blogs em geral, inclusive SEO, Google, divulgação de blogs, dicas para blogs e muito, realmente muito mais. Para quem já conhece, sabe a qualidade dos artigos do Adelson, para quem ainda não conhece, vale muito a pena conhecer o blog e assinar os Feeds do Gerenciando Blog. Agora vou deixar vocês se deliciarem com esse excelente artigo escrito pelo Adelson especialmente para o Info-Macross!

Desde que criei meus blogs – e continuo pensando assim até hoje – o que mais me traz satisfação são os comentários recebidos em meus artigos. Seja um elogio ou crítica, cada comentário é importante e o levo na mais alta consideração. Ao menos, assim deveria ser. O que estraga esse cenário de perfeita harmonia é a existência de uma praga que se alastra cada vez mais rapidamente: o spam. É possível combatê-lo sem dificultar a ação de quem quer deixar seu comentário válido? É isso o que discuto neste texto.

Quando iniciei meus blogs, tomei uma decisão: eu facilitaria ao máximo o processo de comentários. Não só isso, como faria todo o possível para promover esse retorno dos meus leitores. Para isso, tomei algumas ações:

  • Permiti todo tipo de identificação do autor

No Blogger, que é onde meus blogs estão hospedados, é possível restringir quem pode comentar em seu blog. Dentro das opções possíveis, pode-se escolher aceitar comentários apenas de usuários com conta no Google ou que possuam uma OpenId, por exemplo. Optei por permitir comentários de qualquer pessoa, inclusive usuários anônimos.

Fiz isso porque não importa para mim se o leitor possui ou não um blog, ou mesmo se ele possui uma conta no Google. Mesmo que ele queira deixar um comentário mas não queira se identificar, essa opinião ainda será válida para mim.

Vejo pela minha experiência pessoal: quando vou comentar em um blog que exija uma OpenId, por exemplo, é sempre um transtorno. Normalmente, estou conectado em minha conta pessoa de e-mail, que, por motivos de segurança, não tem acesso ao OpenId. Confesso que penso duas vezes antes de logar-me com outra conta para poder postar meu comentário.

Este é outro mecanismo que costuma afugentar os comentaristas. As palavras mostradas nem sempre podem ser lidas. Se o visitante tenta postar o comentário uma vez e ocorre erro de verificação, é grande a chance de que ele abandone o processo e desista de escrever seu comentário.

  • Desativei o nofollow dos links dos comentaristas

Isso significa que o “voto” do meu blog será considerado pelo Google para fins de cálculo de PageRank do site de quem deixou um comentário.

  • Desativei a moderação de comentários

A moderação é outro item que causa certa frustração em quem escreve um comentário. É prazeroso quando você escreve um comentário e já o vê publicado em seguida. Essa opinião não é somente minha. Quando você escreve aquele comentário caprichado e recebe a mensagem de que seu texto só estará visível após a moderação, vem a frustração – por menor que ela seja. Parece que o autor do blog não confia em quem comenta seus artigos.

Tenho certeza de que, neste ponto, muitos já estão me considerando um louco. Com tanta facilidade para deixar um comentário, é natural que se imagine que meus blogs fiquem infestados de spams. Por incrível que pareça, respondo, com certo orgulho, que essa praga tem se mantido sob controle, apesar de toda a liberdade que existe em meu blog.

Mas, nada é perfeito. O spam em seu sentido tradicional, ou seja, enviado automaticamente e sem interferência humana, ainda não me atinge. Nesse quase 1 ano de blog, houve raríssimas ocorrências desse tipo. O que me incomoda profundamente é o que costumo apelidar de “spam individual”: trata-se daquela mensagem deixada por um visitante que teve a pachorra de escrever um comentário totalmente desassociado do conteúdo do texto, para um fim qualquer. Exemplos reais de comentários assim deixados em meu blog:

  • eae galera entre ai no meu blogger o 3 blogger mais acessado do Brasil…
  • eieieiie galera add meu orkut ar eu gosto de ter novas amizades ta legal vão ser bem aceito…
  • TOC,TOC,TOC,TOC,TOC,TOC,TOC…

O sentimento que me passa pela cabeça quando leio um comentário assim é de profunda decepção. Parece que picharam o muro da minha casa, ou furaram o pneu do meu carro, ou quebraram a árvore que rego todos os dias. É difícil imaginar que alguém faça isso acreditando que não o esteja fazendo de má fé.

Chego finalmente ao dilema que citei no título deste artigo: em vista desse vandalismo eletrônico, vale a pena moderar os comentários e tomar outras medidas para impedir ações como essa?

Particularmente, prefiro acreditar no bom senso das pessoas. Por enquanto, ainda é uma minoria que perde o seu tempo para escrever esse tipo de comentários. A grande maioria dos comentários que recebo agrega um valor imenso ao meu blog. Os comentaristas trazem dúvidas, criticam pontos falhos, adicionam informações ou elogiam o que gostaram. Todos esses comentários são imensamente importantes para direcionar o meu trabalho. Por isso, escolhi conviver com o incômodo causado por essa pequena minoria ao invés de tomar ações de controle que poderão desmotivar os comentaristas do meu blog.

Há algumas formas de minimizar o problema. Para quem tem blog no Wordpress, o plugin Akismet oferece um ótimo controle sobre os spams. Aqui no Info-Macross, ele já foi tratado pela Sandra no artigo Spams de Comentários. No Blogger, o cuidado que tenho é ativar a notificação de comentários por e-mail. Assim que percebo um comentário inútil, ele é excluído rapidamente e sem a menor cerimônia.

Não posso afirmar até quando manterei minha posição de deixar os comentários liberados em meu blog. O que posso garantir é que manterei essa posição enquanto for viável controlar a situação. Mas, seria muito mais simples se todos tratassem o espaço de comentários com o devido respeito.

Acompanhe o Blog!

Rss Feed
Rss Feed por e-mail
Twitter
  1. Bom, Vou ter que concordar com você !

    Agora, desativar a moderação de comentário, está definitivamente fora de questão….
    É ruim, ter que esperar a moderação, mas desativando isso, em menos de um dia, seu blog pode se encher de propagandas, palavrões e talvez ofenças para o própio dono do blog…

    De qualquer forma, você que sabe o que faz….
    Rafael Biriba´s last blog ..[off-topic] Blogueiros de todo o mundo contra as mudanças climáticas (Blog Action Day) My ComLuv Profile

  2. Eu arranjei uma maneira fácil de me livrar dos que comentavam apenas para deixar ali o link: Retirei o campo “Website” dos comentários e o numero de comentários sem interesse baixou.

    Quem estiver interessado em fazer: http://www.wpthemespt.com/2009/como-diminuir-os-comentarios-indesejados

    Ps.: Fiz isto num blog em wordpress em alojamento próprio.

    ;)
    Celso Azevedo´s last blog ..Mystique Theme em Português My ComLuv Profile

  3. Concordo com tudo que foi dito, alias, tomei essa decisão ontem antes mesmo de saber que o Adelson escreveria este artigo aqui.
    Passei 4 dias viajando e qdo cheguei encontrei vários comentários acumulados esperando moderação, decidi pela não moderação com aviso por e-mail, claro.
    Depende muito do blog que se tem e de como o blogueiro se comporta tb. Não tenho problemas com spam, trato de um assunto sério com seriedade.
    Qto ao Adelson, sou sua fã número 1, me ajudou e me ajuda muito, sempre prestativo, seu blog é maravilhoso, e ele acabou tornando-se um grande e querido amigo.
    Vc foi muito feliz na escolha do convidado, parabéns!!
    Letícia Godoy´s last blog ..Dia dos Professores!! My ComLuv Profile

  4. O problema da não-moderação dos comentários é que o leitor as vezes escreve o que não deveria, já passei por um caso que um leitor caluniou uma certa empresa, e por isso recebi até uma intimação para eu retirar o comentário em um prazo de 48 horas. Após esse acontecimento, passei a moderar os comentários. Também hospedo meu blog no Blogger, na minha opinião, o sistema de comentários do Blogger é muito deficiente. Deveria ser pelo menos igual ao do Wordpress ou algum CMS semelhante.
    Fabrício Araújo´s last blog ..Blog Action Day 2009: Mudanças Climáticas My ComLuv Profile

  5. Boa noite

    Ótimo guest post o meu está pendente.
    Aproveitei e visitei o Gerenciando Blog.

    Um Abraço
    Roberto
    PcSaudavel.com´s last blog ..Banda Larga Popular por R$ 29,80 My ComLuv Profile

  6. Olá Sandra e Adelson,

    Sem dúvida mais um ótimo post.

    No meu blog a moderação está desativada; porém, a digitação das letras de segurança eu deixei. Na verdade sei que é chato digitar o código, mas acho necessário, porque se deixar aberto… imagino o que virá.

    Além disso, minha notificação por e-mail também está ligada. Então, qualquer comentário que surgir no blog, já verifico.

    Ainda não tive problemas de spam não, e espero não tê-los.
    Sobre o nofollow, aprendi no Gerenciando Blog como retirá-lo.

    Abraços.
    Iúri´s last blog ..Dez Coisas que Me Irritam My ComLuv Profile

  7. Antes de mais nada, agradeço imensamente à Sandra pela oportunidade de publicar um artigo meu aqui no Info Macross! Sempre estou por aqui lendo as novidades e aprecio muito seu trabalho.

    @Rafael: Entendo sua posição contra a moderação. O que você diz é verdade: é um risco que corro deixar meus blogs sem moderação. Por outro lado, como digo no artigo, já tive que excluir alguns comentários do blog, mas nada que tenha fugido ao controle. Mas, isso depende de muitos fatores, em especial do público que frequenta o blog.

    @Celso: Entendo também sua posição. Mas, eu sou partidário da política contrária: considero que quem deixa comentários em meu blog deve ter seu website divulgado. É uma forma que vejo para “retribuir” o comentário e deixado e incentivar novos comentários. Se percebo um comentário como os que você cita, eu os deleto.

    @Letícia: Que bom vê-la por aqui também! Volte sempre, sempre há ótimos artigos escritos pela Sandra. O que você diz reforça a resposta que dei ao Rafael: dependendo do público do blog, ele é menos propenso a escrever comentários apenas para promoção pessoal, ou mesmo fazendo brincadeiras.

    @Fabrício: Você levanta um ponto importante: acabamos nos tornando responsáveis pelo conteúdo dos comentários. O que faço para evitar problemas desse tipo é receber notificações por e-mail e agir rápido quando vejo um comentário indesejado.

    @Roberto: Obrigado pelo comentário e pela visita ao Gerenciando!

    @Iúri: Como escrevi no artigo, sou partidário de facilitar ao máximo a escrita de comentários. As letras de segurança nos protegem contra spams enviados por ferramenta, e por enquanto, eles não me atingem.

    Um abraço a todos!
    Adelson (Gerenciando Blog)´s last blog ..Novo ganhador do curso de Google Analytics My ComLuv Profile

    • Info-Macross disse:

      @Rafael Biriba: Olá Rafael!
      Corremos o risco sim, assim como o Adelson eu também já exclui vários comentários bobos, mas nada absurdo em números.
      Um abraço!

      @Celso Azevedo: Olá Celso, entendo sua posição, mas acho que como o Adelson falou devemos incentivar os comentários, inclusive uso links follow aqui no blog para os blogs dos comentadores.
      Um abraço!

      @Letícia Godoy: Olá Letícia! Seja bem vinda ao blog!
      Concordo com você, e é bem chato você deixar um comentário em um blog e ele não aparecer na hora…
      Quanto ao que disse do Adelson concordo plenamente, também sou fã dele!
      Um abraço!

      @Fabrício Araújo: Olá Fabrício!
      Isso é realmente complicado, quando vejo um comentário desse tipo não hesito em excluí-lo na hora, e assim como o Adelson eu também recebo as notificações de comentários por e-mail e posso agir bem rápido!
      Um abraço!

      @PcSaudavel.com: Olá Roberto!
      Que bom que gostou!
      Estou aguardando seu guest post, mas também não tive como fazer o meu ainda…
      Um abraço!

      @Iúri: Oi Iúri!
      Eu também ainda não estou usando as letras de verificação, acho um pouco chato, mas talvez seja necessário, pois a quantidade de spams enviados por ferramentas, como o Adelson disse está aumentando…
      Um abraço!

      @Adelson (Gerenciando Blog): Oi Adelson!
      Aproveito para agradecer pelo guest post e por participar dos comentários! E é claro que deveria participar! Afinal o artigo é seu!!!
      Um abraço!

  8. Adelson, eu estava fazendo isso que você aconselhou, mas chegou um momento em que o Blogger não estava mais me notificando sobre novos comentários, acho que foi neste período que ocorreu este problema.
    Fabrício Araújo´s last undefined ..If you register your site for free at My ComLuv Profile

  9. Bom, é a primeira vez que visito o info.macross e estou vendo que o conteúdo é de qualidade. Parabéns.
    Em relação ao guest post, simplismente fantástico, eu só devo comentar o seguinte, que se não fosse completamente normal esses tipos de comentários, spam’s, todos os blogueiro ja tinham fechado seus blogs. Eu já acho que esses tipos não fazem diferença. Quando os próprios visitantes do site tem bom senso, acabam vendo claramente a intenção desses spamers e acabam não clicando no link deles.
    Abraços!

    • Info-Macross disse:

      @Pedro Vitor: Olá Pedro!
      Seja bem vindo!
      Pois é, os leitores normalmente não clicam, mas é bem chato ter milhares de spams misturados aos comentários…
      Um abraço!

  10. “Tem blogueiro por aí afora que sofre de síndrome de cinderela, e gosta muito de ouvir aquela musica da Xuxa: ” De hoje em diante, só quero boas notícias” Por favor não vejam o lado pejorativo deste comentário, mas entendam o seguinte, que quando você recebe um comentário ele por ser negativo ou positivo, porém muitos bogs moderam justamente por não aceitar que sejam críticados como se seu trabalho fosse perfeito. Mas você está certo em seguir por este caminho, só tem a crescer.

    Devo lhe parabenizar pela qualidade do seu blog: oferece boa visualização, interface leve, as fontes estão numa cor agradável, e suas postagens são de qualidade e de bom português !
    Parabéns mesmo !
    Ederson Divino´s last blog ..Eduque o seu filho: Mães de Antigamente ! My ComLuv Profile

    • Info-Macross disse:

      @Ederson Divino: Olá Ederson!
      Primeiro obrigada pelos elogios!
      E quanto as críticas recebidas nos comentários essas eu não apago, só apago realmente os spams, como o Adelson falou, ninguém merece um comentário do tipo ‘TOC TOC TOC’, por favor né? Rs…
      Um abraço!

  11. Olá Sandra e Adelson,

    Como mudei recentemente o sistema de comentário do blog (utilizo agora o disqus), agora não há mais a verificação de letras do google.

    Também desativei a própria moderação dos Disqus. Vamos ver o que vai dar, mas não espero ter problemas de spam não.

    E sobre os comentários negativos, também serão bem vindos, pois sempre haverá alguma coisa a se aprender com eles (nem que seja não agir da mesma foram, rsrs).

    Abraços.
    Iúri – Blog Simples Assim…´s last blog ..Quanto Tempo Você Fica na Internet? My ComLuv Profile

    • Info-Macross disse:

      @Iúri – Blog Simples Assim…: Olá Iúri!
      Só uma observação sobre seu novo sistema de comentários, eu fui comentar lá e fiquei procurando o botão de enviar, procurei, procurei e só achei o Post as guest, aí descobri que era esse mesmo, o que acontece é que clicando nesse botão o comentário vai sair como anônimo ou algo assim, e não que é guest por causa que não sou cadastrada no disqus… :-P
      Mesmo assim não desisti e comentei!
      Um abraço!

  12. Entendo que os comentários decepcionam por conta de algumas pessoas sem educação, mas também sem o feedback a impressão que tenho é que estou falando sozinho >.<

  13. Minha cara,
    Já tive experi~encias ruins num outro blog que tive (já excluído faz tempo). Estava 100% aberto quando, foi só postar algo mais polêmico, e logo vieram dois comentários maldosos/xingadores. Depois disso, ativei a moderação.

    Mas agora, no atual blog, (é um Blogger) eu deixo liberado os comentários nos primeiros 7 dias do post. Ou seja, se o post tem mais de 7 dias de idade, a moderação é ativada automaticamente.

    No entanto, vou seguir a sua dica, é pra já.
    Digi-Alchemist
    Último post de Digi-Alchemist blog Os Perigos do Aspartame NutraSweet™ My ComLuv Profile

Trackbacks/Pingbacks

  1. Sandra via Rec6 - O dilema da moderação de comentários | Info - Macross... Um ótimo artigo escrito pelo Adelson do blog Gerenciando Blog que ...
  2. Desafio 7 dias de otimização Análise Blogueira | Info - Macross - [...] todas as redes sociais e agregadores eu divulguei o artigo O dilema da moderação de comentários que foi um ...
  3. Hoje o Info-Macross completa um ano! | Info - Macross - [...] 145 posts publicados, 860 comentários e um guest post. Depois de quase ter desistido do blog, ter perdido totalmente ...
  4. Por que fazer Guests Posts | Info-Macross | Um blog sobre como criar blogs. - [...] O dilema da moderação de comentários escrito pelo Adelson do Gerenciando Blog [...]