assinar: Posts | Comentários | Email

Guests Posts

16 comentários

Postado por Info-Macross em 15/set/2009 na categoria Blogando...

Há algum tempo fui convidada pelo Gustavo do blog GFSoluções a escrever um guest post no blog dele. Como estava sem tempo, demorei bastante para conseguir escrever o artigo, mas finalmente ele foi publicado no blog  e fiquei muito feliz em ter tido essa oportunidade, agradeço mais uma vez ao Gustavo. Meu post lá foi sobre dicas de uitlização do FeedBurner, mais precisamente sobre a parte de soluções de problemas com os seus feeds, quem quiser pode dar uma olhada no artigo completo: Feedburner: Dicas de utilização e monitoramente do seus feeds e aproveite e conheça o blog que é muito bom!

O que são guests posts?

Guests Posts nada mais são do que posts escritos por um blogueiro convidado no seu blog. Ele irá escrever sobre um tema abordado no seu blog, mas com o ponto de vista dele. É muito legal ser convidado para escrever um guest post em um blog, seja ele qual for, principalmente se for por um blog renomado, como o GFSoluções.

Quais as vantagens em escrever um Guest Post?

Existem inúmeras vantagens em escrever um guest post, tanto para quem escreve quanto para o autor do blog. Para quem escreve existe a possibilidade de ganhar mais leitores para seu blog, já que na introdução do guest post é feita uma apresentação de quem você é, do seu blog, com link para seu blog, esses possíveis leitores podem se tornar assinantes de feeds ou seguidores do Twitter por exemplo, além de com certeza ganhar pelo menos um link apontando para seu blog, aumentando o número de backlinks.

Já para quem publica um Guest Post a vantagem é poder publicar mais um artigo no seu blog, de assuntos ou pontos de vista diferentes do seu, o que fará seus leitores se interessarem mais uma vez pelo assunto, mesmo que você já o tenha abordado diversas vezes, sem contar que com certeza quem escreveu o Guest Post fará um artigo (como esse) falando de seu Guest Post no outro blog e linkando ele também. É na verdade uma via de mão dupla com vantagens para ambos os lados.

Como escolher o assunto?

O assunto deve ser coerente com a temática do blog para o qual irá escrever, não faz sentido escrever sobre culinária em um blog de tecnologia. Normalmente pode-se pedir uma opinião para o dono do blog, o que ajuda você a decidir qual é o melhor assunto a ser abordado, geralmente será sobre um assunto do seu blog, o qual você já escreveu bastante e entende bem. Mas se quer fazer um post em um blog com assuntos totalmente díspares do seu blog, tenha em mente que você deve realmente entender do assunto que irá escrever, para não escrever besteira e acabar se ‘queimando’ na blogosfera, além de ‘queimar’ também o dono do blog para o qual escreveu.

Não exagere nos links

Normalmente o dono do blog irá fazer as devidas apresentações já colocando um link para seu blog. Por isso, não abuse dos links direcionados para seu blog no corpo do artigo, se precisar coloque um, no máximo dois links para artigos realmente relevantes do seu blog. Se colocar muitos links vai parecer que está escrevendo um guest post apenas para promover seu próprio blog, e não deve ser esse o intuito.

Como se candidatar a fazer guest-posts?

A melhor maneira é entrando em contato diretamente com o dono do blog, perguntando se ele se interessaria que você  escrevesse um guest post sobre determinado assunto. Se já tem um post pronto, já envie no primeiro contato, o máximo que vai acontecer é ele te responder dizendo que não e você poderá então entrar em contato com outro blog para oferecer o artigo. Se todos recusarem seu artigo ainda pode publicá-lo em seu próprio blog. Lembre-se: guests posts são feitos de livre e espontânea vontade, não são cobrados, para isso existem ‘artigos patrocinados’.

Outra maneira muito legal de poder escrever um guest post é recebendo um convite diretamente do dono do blog, é muito bom, pois isso mostra que seu trabalho está sendo reconhecido.

Guests Posts no Info-Macross

Se você estiver interessado em fazer um guest post aqui no Info-Macross, ou gostaria que eu escrevesse um em seu blog, entre em contato através da página de contato que terei o maior prazer em lhe responder.

Depois de escrever o Guest-Post para o blog GFSoluções recebi outros convites para escrever e convidei outros blogueiros para escrever aqui no blog, é uma troca muito legal e vale a pena, pois é uma forma de divulgar seu blog em outros blogs e divulgar outros blogs no seu, não simplesmente fazendo uma troca de links, mas sim de conteúdo, e conteúdo relevante!

Um abraço a até logo!

Acompanhe o Blog!

Rss Feed
Rss Feed por e-mail
Twitter
  1. Sandra

    Parabéns Excelente artigo, vou te mandar em breve o meu Guest Post conforme combinado.

    Um Abraço
    Roberto

    • Info-Macross disse:

      @PcSaudavel.com: Olá Roberto!
      Fico no aguardo!
      Um abraço!

  2. Olá Sandra,

    Li seu artigo no GF, e sem dúvida foi outro artigo que ajuda a quem quer divulgar seus textos via RSS.

    Abraços.

  3. Oi Sandra

    Eu já fui convidado a escrever tais artigos e realmente foi compensador para ambas as partes. É, sem dúvida, uma experiência bem interessante.

    Abraços.
    Junior Silva´s last blog ..Alguns dos paraísos na Terra My ComLuv Profile

    • Info-Macross disse:

      @Junior Silva: Olá Junior!
      É sim muito bom! Se quiser está convidado a escrever um guest post aqui!
      Um abraço!

  4. Ótima dica, usarei em meu blog a idéia.

  5. Eu até enviava um guest post, mas o meu blog é mais destinado a leitores de Portugal!
    Miguel´s last blog ..Manual de redução de custos com o Cartão do Cidadão My ComLuv Profile

    • Info-Macross disse:

      @Miguel:
      Olá Miguel!
      Não teria o menor problema, desde que fosse na temática do blog…
      Um abraço!

  6. Acho a idéia do guest post sensacional….

    Inclusive quem quiser, entre em contato comigo para oferecer um “post” seu em meu blog…

    Ou quem quiser, posso escrever um post no seu…. :)

    Abraços,
    Rafael Biriba´s last blog ..Evite surpresas com endereços curtos usando o LongURL My ComLuv Profile

    • Info-Macross disse:

      @Rafael Biriba: Olá Rafael!
      Convidadíssimo para escrever um guest-post aqui no blog!
      Um abraço!

  7. Sensacional… Se possível, escolha um tema, e entre em contato comigo pela minha página de contato…

    Inclusive, aproveite este contato, e me diga o tema do post que você poderia escrever lá no meu…

    Aproveito ainda este comentário, para lhe oferecer trocas de links no blogroll…

    Abraços,
    Rafael Biriba´s last blog ..Evite surpresas com endereços curtos usando o LongURL My ComLuv Profile

    • Info-Macross disse:

      @Rafael Biriba: Olá Rafael!
      Vou escrever um guest post no seu blog também, só não tenho idéia sobre o que! Veja sobre o que você gostaria que eu escrevesse, talvez alguma coisa sobre wordpress?
      Aceito as trocas de links, vou entrar em contato contigo.
      Um abraço!

  8. Bom eu me candidato, ja deixei um monte de comentários aqui pq gosto do blog, escreve um artigo é guest-post é recompensa-los não é mesmo?

Trackbacks/Pingbacks

  1. Desafio 7 dias de otimização: parte final | Info - Macross - [...] ao guest post, estou devendo vários para vários blogs, como a correria é muita, consegui adiantar um para o ...
  2. Comentários Destrutivos?! | Info - Macross - [...] prestado pelo Iúri em seu blog. Além disso, se alguém mais estiver interessado em escrever um guest post aqui ...